domingo, 22 de julho de 2018

Elegância também é regra no Botãobol

Letreiro_CO2018

Uma grande disputa está prestes a começar. O mundo do Botãobol e toda a atmosfera que envolve o reduto da bola de borracha vive os últimos instantes que antecedem o tiro de largada para a principal competição de futebol de botão patrocinada pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Quando falamos em principal competição, falamos sempre do Campeonato Oficial, que nesta edição de 2018, contará com 12 assíduos, apaixonados e grandes mestres dos campos de madeira e claro, os Blues da Encruzilhada estará marcando sua volta à grande disputa.

E como já comentamos em tantas outras postagens, os sábados que antecedem a palhetada inicial do campeonato é sempre movido a amistosos e experimentos de novos craques, enchendo os campos da APFM de novas caras, novas cores, novos nomes de botões e claro, um componente básico e indispensável para cada técnico botonista: Os Escudinhos que vestirão os jovens e novatos craques de cada time.

Escudos do Botãobol

Os símbolos que desfilam elegância no Botãobol

Uma das principais características de nossa regra é a forma artesanal de como tudo é elaborado e criado, indo desde a confecção das bolas de borracha utilizadas em todos os jogos, passando pelas estrelas das mesas, os botões, feitos de maneira única e quase sem possibilidade de “clonagem” das peças, sobretudo aqueles de resina sintética, e finalmente, concluindo com as vestes de cada time, os símbolos que dão vida aos botões dentro de campo. Vale salientar que é item obrigatório da regra, a utilização de distintivos numerados, colados na face superior dos botões, quer seja em disputa nas competições, quer seja em amistosos, incluindo o nome de cada jogador na cavidade inferior.

Por isso, a corrida por escudinhos novos quando se adquire um novo elenco é algo que também movimenta o ambiente do Botãobol.

Escudinhos do Chelsea

Padrões do Chelsea, baseados em modelos recentes de uniformes dos Blues

Este técnico, administrador do Chelsea Button Ball, além de dar atenção no acabamento de seus próprios craques, sendo ele mesmo o “artesão final” de seus botões, também cuida de maneira especial de seus próprios escudinhos, criando uma linha própria de modelos e estilos de “camisas”, adequando cada qual aos seus vários modelos de botões, em suas variadas cores e matérias.

Escudos do Botãobol_1

O Corel Draw é a nossa principal ferramenta de criação dos escudinhos

Para a criação, utilizamos o Corel Draw, a poderosa e conhecida ferramenta administrada por designers nas suas mais variadas aplicações. É com este programa, que nasce o simbolismo nas mesas do Botãobol, não apenas nas cores do Chelsea, mas também de todos os demais botonistas da APFM. Uma vez que nem todos possuem meios de criar seus próprios escudos, este técnico acaba auxiliando os demais amigos em seus uniformes.

Escudos do Botãobol_2

Nem só de Chelsea vive este blog

Quanto aos tamanhos destes escudinhos, uma vez que os botões do Botãobol padronizam 3,5 cm de diâmetro em média, estes não podem ultrapassar o limite de 1,8 cm de círculo, podendo prejudicar o escorregar da palheta se os escudos ultrapassarem este limite. A grande maioria dos botonistas da regra utilizam um tamanho padrão de 1,55 cm de diâmetro. Os nossos, do Chelsea de Botão, são cravados em 1,7 cm de aro.

Chelsea Old

Escudinhos RETRÔ do Chelsea Button Ball

Alguns escudinhos são confeccionados baseando-se em uniformes oficiais dos seus principais times, decorando-os inclusive com o patrocinador e o fornecedor esportivo oficial, contudo, há aqueles modelos onde apenas o distintivo do time realça a arte num todo, sem a aplicação de maiores apetrechos.

Novos uniformes do Chelsea

Baseados no Kit 2018/2019 do Chelsea FC

Como há a liberdade na criatividade, podemos formular escudos em variados estilos, em todas as cores, podendo inclusive alterar os padrões de cores originais de seus times, como por exemplo, aplicar um vermelho e branco num time que tradicionalmente é negro-azulino. É o gosto e a imaginação que regem as criações do Botãobol.

E uma vez criados, nossos uniformes são impressos como todo trabalho gráfico, ou seja, via pen drive, levamos nossos símbolos para uma gráfica especializada neste tipo de impressão, utilizando-se folhas A3 ou A4 já com adesivo, restando a cada técnico apenas recorta-los e aplica-los nos seus craques.

Times do CO2018

Alguns dos times que representam a APFM

O impressionante disso tudo é que o prazer de jogar este magnifico esporte não está apenas quando a bola rola e as jogadas começam a fluir. O prazer de jogar botão também está presente na preparação de um craque, finalizando seu acabamento e polimento, até a colagem de todos os escudinhos nos 12 botões do elenco. Como é prazeroso vê-los todos vestidos, prontos para jogar.

E colando escudinhos aqui, trocando escudinhos velhos por novos ali, 12 dos associados da APFM já estão com seus elencos prontos para a estreia na grande competição do ano. Todos prometem um desfile de elegância em meio à muita briga pelo título. Qual deles será o campeão? A guerra das cores dirá qual destes distintivos estará no topo do pódio, recebendo o grande troféu de campeão 2018.

Salve o Botãobol!

Hugo Alexandre – CHELSEA FCampeoníssimo

2 comentários:

  1. Hugo, mais uma vez você dá um banho de narrativa. É perfeita a sua observação quanto aos escudinhos dos nossos times de botãobol. É como venho dizendo sempre: a cada dia o botãobol vai se tornando conhecido no Brasil inteiro. Siga em frente! Viva o botão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre dos Mestres!

      Vamos ganhando terreno pouco a pouco, sem pressa! O Chelsea de Botão, assim como A MARRETA, vem ganhando mais acessos a cada semana, o que indica que amantes do futebol de botão tem entrado para conhecer a regra e mesmo, retornado para ver as novas postagens! Que seja eterna a prática do verdadeiro futebol de botão!
      Salve o Botãobol!

      Excluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!