domingo, 30 de setembro de 2018

GOL… O Grande Momento do Botãobol

Eden Hazard

Giroud e Hazard comemoram gol marcado na Premier League (foto: ghanasoccernet.com)

Imagine você, caro leitor, um clássico em pleno Maracanã, envolvendo as duas maiores torcidas do Brasil, FLAMENGO e CORÍNTHIANS. Evidentemente que a torcida rubro-negra, por jogar em casa, estaria em bem maior número, porém, a massa corinthiana também se faz presente a ponto de quase equilibrar as forças nas arquinbancadas. Imagine ainda que logo aos 5 minutos de jogo, PAQUETÁ (fazendo referência ao elenco atual) acerta um chutaço da entrada da área, na gaveta esquerda de Cássio, estufando as redes corinthianas…GOLAÇOOOOOOOOO… narra o locutor no rádio… mas, na torcida, um silencio sepulcral é sentido em todo estádio, dando até para ouvir o “CRI…CRI…CRI… dos grilos no gramado. PAQUETÁ, por sua vez, apenas abaixa a cabeça e retorna ao centro do gramado para o reinicio do jogo e no banco de reservas, técnico e comissão técnica sequer aplaude a pintura de gol marcado… que frieza e falta de espírito esportista nesta cena… e sabem por que todo esse assombroso silêncio? Meramente para “não desrespeitar a torcida adversária e o time oponente com o grito de gol e a comemoração pelo golaço marcado!”

1e4c917b699adcde4654c7e9d472ecff

É, caro leitor, uma esdruxula e absurda situação a qual sabemos que não faz parte do quadro fascinante, empolgante e entusiasmente do futebol, sendo em qualquer pedaço de mapa perdido pelo mundo afora, jogado, suado e comemorado igualmente no mundo inteiro. E sobretudo, porque jamais será um gesto de desrespeito ao adversário, comemorar numa explosão de alegria, o gol marcado.

Mas… e no Botãobol, é proibido ou é permitido o grito de gol e toda a sua comemoração após o balanço das redes?

Pois bem, amigos, se o gol é o momento auge de uma partida, o objetivo máximo dos 22 jogadores dispostos no gramado, a razão pela qual o seu time entra em campo para, através dele, alcançar a vitória e posteriormente o título da competição, evidentemente que COMEMORAR é tranquilamente natural e seguramente correto que aconteça.

20180929_111436

Cruzeiro, homenageando a Associação de Futebol de Mesa de Caxias do Sul – RS, armando jogada para Overath anotar mais um

Evidentemente, entre tantos botonistas, existem aqueles que pouco comemoram quando anotam um tento. Outros, porém, com grande estusiasmo, bradam o nome do botão ou proferem algum bordão típico dos locutores que marcaram época, ou ainda, criam algum bordão característico de sua própria identidade, como é o caso do LINDO, LINDO, LINDO… do nosso Albertinho, do VILA BELMIRO, ou ainda como vimos no vídeo na última matéria aqui postada, o OVERATH, OVERATH, OVERATH, do nosso querido Marcos Cardoso e seu CRUZEIRO indomável.

Chelsea FC; Chelsea de Botão

Timaço do Chelsea Button Ball… Muitos golaços bradados nos campos da APFM

Já este blogueiro e o seu Chelsea Button Ball costuma bradar em alta voz, não apenas o nome do botão goleador, mas também uma variedade de expressões, dando a entender a comemoração de um locutor ao narrar a “pintura de gol marcado pelo Cheeeeeeeeeeeeeelseeeeeeeeeeea! É a explosão da despretenciosa alegria ao marcar um belíssimo gol.

20180929_111311

Momentos de tensão que antecedem o arremate… depois, é só explosão, alegria e festa!

Não dá, absolutamente, para imaginar a sala Brasília, sede onde reina a bola de borracha, completamente pragmática e inerte às jogadas e grandes lances ocorridos dentro dos campos, sobretudo por se tratar de uma regra visivelmente mais dificil de ser disputada, regra que exige habilidades especiais, que premia quem de fato é jogador de botão e castiga os que possuem pouco ou quase nenhum jeito para palhetar na regra. Não se imagina que numa partida duríssima, após execusão de fenomenal jogada, não haja um movimento de espírito por parte daqueles que disputam as partidas, no sentido de extravazar a alegria e o entusiasmo pelos belíssimos gols que a regra proporciona vivenciar. Pobres e infelizes são aqueles que, em vão, buscam algo no Botãobol…

Diante do curto resumo que fizemos sobre o GRITO DE GOL que se ouve bradar em qualquer jogo do Botãobol, fica clara a indicação permissiva para que cada um comemore do jeito que a inspiração e o entusiasmo lhes movam.

Chelsea brada, berra e vibra com os golaços marcados

E para coroar a presente matéria, o Chelsea de Botão volta a disponibilizar o vídeo da VIRADA DO CHELSEA, contra o Fluminense, de Flavio AFA, num jogo eletrizante, de vitória suada e carissimamente vendida pelo tricolor de Jardim Brasil. Vejam a alegria dos Blues, em cada tento marcado, sempre bradando seus gols sem nenhuma ameaça de desrespeito ou sequer um leve transparecer de afronta ao adversário, a quem aliás, mando um forte e saudoso abraço amigo.

E a título de aviso aos que não suportam os brados de gols dos Blues, aconselhamos utilizar protetores auriculares nos próximos jogos, pois, os próximos gols do Chelsea Botãobol serão bradados com tal força, que os quarteirões vizinhos saberão de quem foi o gol marcado nos campos do Botãobol… com direito a Charanga tocando frevo e tudo o mais. Comemoramos sim,  porque fazer gols no Botãobol é para quem é botonista, e não para quem quer…!

Viva o Botão!

Salve o Botãobol!

Hugo Alexandre – CHELSEA FCampeoníssimo

2 comentários:

  1. Meu caro Hugo. Diferentemente das outras regras, o botãobol é pura emoção, daí extravasar quando da feitura de um gol ou mesmo de uma grande jogada realizada. O grito da vitória é traduzido pela euforia do time laureado. Sem isso, o botãobol perde totalmente a graça. Jogamos botãobol num espaço democrático, one o botonista tem todo o direito e o dever de soltar o grito de explosão. A única coisa que não é permitida é a ofensa ao adversário, pois isso constitui um total desrespeito. Da mesma forma, se insurgir contra a arbitragem.
    Por favor, senhores botonistas, não tirem o brilho do botãobol. Vibrem a vontade! Gol, gol, gol!
    Parabéns pela excelente matéria.
    Observação: Há alguns botonistas que demonstram uma frieza, mas percebe-se que internamente eles estão felizes quando conseguem um excelente resultado. Mas isso é da natureza humana. Nada impede que se dê o grito de gol, o brado da vitória. Viva o botão!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre Mestre Abiud!

      Suas palavras caberiam no corpo da matéria!

      Desde que não haja ofensa (e nos brados do Chelsea isso nunca ocorre), todo grito de gol e formas de expressar a alegria pela marcação de um gol e mesmo uma vitória, sempre vi como muitíssimo válida, sendo ela, parte direta do espetáculo do Botãobol. Caracterizar o grito de gol como FALTA DE RESPEITO, é negar o verdadeiro espírito desportista que paira sobre os padrões não apenas da Regra, mas no Futebol como num todo.

      Sigamos sempre estusiasmados e vibrantes com cada lance, cada gol marcado... e que a voz do Botãobol seja sempre traduzida nos brados de gol no ambiente da APFM.

      Forte abraço!

      Excluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!