domingo, 19 de agosto de 2018

Arbitragem: Luxo ou necessidade do Botãobol?

Arbitro_jpeg

O cronometro foi acionado. A contagem regressiva do relógio já indica que a bola está rolando e os dois times correm contra o tempo na luta pela inauguração do placar. Ao sexto toque na bola, dentro do limite dos 12 toques permitidos na posse de bola, um dos técnicos anuncia o "coloque-se" imperativo, anunciando o tão almejado arremate. O defensor, temendo o pior, posiciona o goleiro e autoriza o chute. Alguns segundos se passam até que a palheta escorrega e a bola parte rumo à meta, mas... Opaaaaa...! Ela não entrou! Sim, para alívio do defensor, a bola chocou-se na trave e saiu em linha lateral. Epaaaa...! Mas o atacante reclama que a bola foi desviada pelo goleiro, o que lhe dá o direito de cobrar o lateral. Sob um lance ocorrido em milésimos de segundos, começa a discussão. Polêmica gerada e a "briga" pela bola agora é na base do "quem tem razão".

Meus amigos, estamos diante de um fato muito corriqueiro presente nos jogos do Botãobol. A breve narrativa que acabamos de ler se dá inúmeras vezes durante as partidas da bola de borracha, o que indica que POLÊMICA, é uma palavra presente no dicionário da regra, isso para afirmar ainda que, sem ela, o futebol de botão arte perderia um de seus traços característicos. Mas, aproveitando a “ponta de trilho”, por que a polêmica faz parte do dia a dia do Botãobol?

Jogo de Botão

Para que POLÊMICAS apareçam, basta o jogo começar

Em algumas regras de futebol de botão, o chute a gol indica perda da posse de bola daquele que arrematou, independente do desfecho do chute: Chutou, sendo gol ou não, a posse de bola passa para a equipe que sofreu o ataque. Este é um detalhe que diferencia o BOTAOBOL das demais regras, uma vez que nele, todo ataque pode redundar em rebote para aquele que chuta a gol, desde que a bola, caso venha a sair em linha de fundo ou linha lateral, tenha tocado em algum botão defensor ou mesmo defendida pelo goleiro. Assim, o atacante só perderá a posse de bola caso esta tenha tocado na trave ou ter sido desviada para fora de campo por um botão da sua própria equipe, ou ainda em rebote, tenha ficado nos "pés" do botão adversário, a não ser que o chute tenha sido no 12o toque, o que obrigatoriamente faz a posse mudar de lado.

Arbitragem no Botãobol

Com olhos atentos, o árbitro da partida (ao centro) observa cada lance em jogo.

É exatamente sobre este ponto da regra que nossa narrativa vem exemplificar e destacar as dúvidas e polêmicas geradas nestes lances nas partidas, até mesmo quando a bola permanece em campo depois de arrematada, surgindo assim, a necessidade de um árbitro nas partidas oficiais de qualquer campeonato do Botãobol, cabendo a ele, o árbitro do jogo, a decisão final sobre todos os lances ocorridos ao longo dos 30 minutos de partida.

E qual a forma de atuar de um árbitro do BOTÃOBOL?

Toda disputa oficial, quando já definida e estando ambos os competidores prontos para iniciar a peleja, cabe ao árbitro de jogo conferir o preenchimentos das escalações dos times nas súmulas, o alinhamento e disposições dos botões em campo seguindo as normas da regra, zerar e preparar o cronometro e antes de inicia-lo, dar conta de que todas as prerrogativas necessárias para o início da partida estejam em conformidade com a regra.

Russia x Croacia no Botãobol

Ao centro, Adilson Ribeiro, um dos mais rigorosos árbitros do Botãobol.

Com bola rolando, cabe ao árbitro realizar a contagem, em alta voz, dos toques na bola dado por cada técnico, preservando o limite que cada um possui dentro de 12 toques, assim como assegurar todas as aplicabilidades da regra sobre todos os lances da partida, bem como tomar nota da artilharia em sumula quando houver gol marcado e acima de tudo, ter pulso convicto e irresoluto sobre todos os arremates de desfechos de jogadas.

Observando todos estes pontos de atuação, segurança e convicção, pode-se imaginar que tudo corre em calmaria durante os embates, contudo, como já sabemos, POLEMICA é palavra carimbada do Botãobol, o que torna, com arbitragem e tudo, o futebol de botão semelhante ao futebol dos gramados quando,  num lance duvidoso, após a decisão do juiz, faz um lado da história chorar, enquanto o outro lado sorri!

Arbitragem no Botãobol 001

De amarelo, este blogueiro, também se dando ao luxo de ser árbitro no Botãobol

Hoje, não vejo outra modalidade botaobolistica que utiliza-se de arbitragem, sendo o BOTAOBOL o único a se dar ao luxo de escalar um botonista conhecedor da regra para apitar suas partidas. E muito além do luxo, pela dinâmica apresentada em campo, observamos a necessidade de tê-los sempre atentos, arbitrando e interpretando cada lance no rigor da própria regra.

 

De lance em lance, o árbitro está sempre lá, marcando tudo!

Com arbitragem de Adilson Ribeiro, finalizamos nossa matéria com um exemplo “vivo” de como atua um árbitro do Botãobol durante uma partida. Observem a contagem em alta voz e as marcações definidas por ele em cada desfecho de lance, além de admirar a belo gol marcado pela RUSSIA, de José Ribamar, contra a CROÁCIA, de Toninho Oliveira, por ocasião da Copa do Mundo de Botãobol 2018.

Acompanhe os jogos e estejam atentos à arbitragem. Eles também fazem o Botãobol ser o Botãobol!

Hugo Alexandre – CHELSEA FCampeoníssimo

2 comentários:

  1. Mais uma bela matéria, bastante esclarecedora. É assim que o botãobol vai se tornando e admirado em todo Brasil. Parabéns e continue com a divulgação desse belo esporte.

    ResponderExcluir
  2. No meu comentário faltou a palavra "conhecido", na seguinte frase: "É assim que o botãobol vai se tornando conhecido e admirado em todo Brasil".

    ResponderExcluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!