domingo, 20 de maio de 2018

Botões de Chifre: uma particularidade do Botãobol

Botões em Campo no Botãobol

Chelsea e Grêmio testam seus craques de Chifre de Boi

Há algo diferente no ar… e por que não dizer, algo diferente nos campos da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa? Isso mesmo… nada de acrílico, poliéster, galalite ou ainda resina, material tão comum dentre os times que desfilam beleza nos campos do Botãobol, a Regra Pernambucana. Neste sábado, dia 19 de maio, vimos, nos primeiros amistosos que abriram o dia de jogos, um verdadeiro desfile de elegância, tradição e particularidade que só o Botãobol consegue apresentar: BELOS E ÚNICOS BOTÕES DE CHIFRE DE BOI.

Em campo, Chelsea e Grêmio testaram seus craques de Chifre de boi. Enquanto os Blues estreava um de seus 5 times novos dessa matéria, o tricolor gaúcho aprimorava a já veterana RUSSIA, seleção que disputa a atual Copa do Mundo de Botãobol.

Botões de Chifre de boi

Em campo, apenas botões de Chifre

Sobre essa tão nobre matéria, que dignifica e eleva aos píncaros o nível do futebol de botão, as páginas do CHELSEA DE BOTÃO ainda dedicará dezenas e dezenas de postagens exclusivamente aos botões de Chifre de Boi.

E de modo a introduzir as primeiras postagens sobre o assunto, relembramos hoje, de maneira especial, uma interessantíssima publicação feita pelo jornal Folha de Pernambuco, de grande circulação em todo estado, elaborada pelo repórter Mario Fontes, postada na página de Esportes do referido jornal em 04 de abril de 2017, pouco mais de um ano atrás.

Sob o título “Botão de chifre no futebol de mesa, a raridade que atravessa décadas”, os astros do “Chifronésio” foram o motivo do Botãobol se fazer ainda mais conhecido entre tantos leitores da Folha PE.

Botãobol na Folha de Pernambuco

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Assim dizia Mário Fontes, em um trecho de sua redação: ”…Hoje em dia, um grupo mantém vivo o jogo, sendo muito mais que uma diversão. Membros da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se reúnem todo fim de semana com suas equipes de todos os tipos: acrílico, resina, osso. Entre estes, um em especial chama a atenção: o botão de chifre.
Criado por presos da Casa de Detenção do Recife (onde fica atualmente a Casa da Cultura), o botão feito com chifres de boi foi introduzido na década de 40 em Pernambuco. Nos dias atuais, uma equipe de chifre é raridade, verdadeiro item de colecionador…

Ainda em outro trecho, Mário Fontes destaca: “…A relíquia não é fácil de encontrar, e também de se adquirir. Um time completo pode custar em torno de 400 reais, a depender do valor simbólico que aquela esquadra tenha também…”

Estes “recortes” da redação de Mario Fontes nos dá o gostinho de ler na íntegra, a referida matéria. Por isso, disponibilizamos a publicação através do link contido na foto a seguir, bastando apenas clicar no ícone da Folha de Pernambuco.

Folha PE

Clique na imagem e acesse a matéria completa da Folha PE

E para coroar a excelente matéria, queremos ainda levar aos leitores do CHELSEA DE BOTÃO, um breve apanhado filmado, editado e elaborado nesta ocasião pela equipe de jornalismo da Folha PE, que na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, souberam captar e contar de forma sucinta e objetiva, um pouco da vivência do futebol de botão no templo do Botãobol

Vídeo amostra do Botãobol, pela Folha PE

Está ai, meus amigos amantes do Futebol de Botão. Esta é uma experiência única, que só quem palheta nos campos do Botãobol, pode sentir. O vídeo nos mostra o quanto é prazeroso e entusiasmante cada lance, cada jogada. E não pensem que jogar com botões de chifre é um privilégio único dos sócios da APFM. Não! As portas do Botãobol estão abertas para que você venha, veja, aprenda e pratique futebol de botão.

Ah… você ainda não tem um time, muito menos de chifre de boi? Não se preocupe, o Chelsea de Botão empresta um para você!

Viva sempre essa emoção… Viva o Botão… Salve o Botãobol!

Hugo Alexandre – SEMPRE Chelsea FCampeoníssimo

6 comentários:

  1. Amigão Hugo, o trabalho é fantástico. Parabéns pela excelente divulgação do Botãobol, com todas as suas nuances. O blog dessa vez veio para se perpetuar. Viva o botão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Abiud!

      Muito embora eu não esteja praticando Botãobol como outrora (quando passava mais tempo jogando e treinando na APFM), tenho feito da escrita e divulgação, um meio de estender minha prática das mesas e assim, manter-me próximo dessa, que é uma das grandes paixões que tenho: JOGAR BOTÃO

      Hoje, além dos nossos blogs, o Botãobol tem divulgação própria no FaceBook, assim como um canal exclusivo no Youtube,com mesmo nome do blog, já com 38 videos da regra, sem contar o INSTAGRAM ,aberto na semana passada, onde estamos divulgando fotos especiais dos times, campos e momentos do Botãobol.

      Em breve, haverá uma matéria especial sobre o BOTÃOBOL nas midias sociais.

      A marca da Rainha das Regras está tomando raiz cada vez mais na Era Digital.

      Forte abraço, grande mestre!

      Excluir
  2. Amigo Hugo Alexandre,
    Matéria linda de ser lida e guardada para a eternidade. Ainda tenho curiosidade de conhecer esse tipo de botão, pois aqui no sul, os botões de coco já são raridade, imagine os de chifre. Um dia irei a Recife e se puder encontrar, comprarei um time, para anexar à minha coleção.
    Maravilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigão colorado!

      Creio que nada se compara aos clássicos e eternos BOTÕES DE CHIFRE, principalmente para os que viveram a era romântica do futebol de botões, nos idos anos de 50, 60... E por mais que se fale em sua raridade, no seio do Botãobol, é fácil por demais, encontrar estes times. Cada sócio tem, pelo menos 1 ou 2 times dessa matéria. O Chelsea, por exemplo, tem hoje 11 times completos de chifre de boi. E quem dirá, Abiud, Dinoraldo e mesmo, o Ribamar, citado na materia da Folha PE.

      É sem duvida, um espetáculo apaixonante.

      Quando estiver pelo Recife, quem sabe não encontrará um time de chifre já vestido com os escudinhos do Internacional ???

      Venha logo... o Botãobol lhe espera!

      Abração e saudações Chelseanas, Campeão da FA CUP

      Excluir
  3. Belíssima matéria! O futebol de botão é história e forma amizades, e os botões de chifre de boi marcaram época. Gostaria de adquirir botões de chifre de boi e, para tanto, forneço meu contato para quem tenha e deseje vender 21 993728126 (whatsapp), bem como solicito informações para o de alguém conhecer artesãos que atualmente fabriquem esses botões. Grande abraço e vida longa ao futebol de mesa!

    ResponderExcluir
  4. Como acho quem venda um time de cchifre de boi

    ResponderExcluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!