Em visita à APFM, a turma do Dadinho se une ao Botãobol |
Mais um final de semana se passou e nas páginas da história do futebol de mesa em Pernambuco, uma nova escrita se inicia, no livro da vida do melhor esporte de mesa da terra. Nas dependências do Botãobol, onde mora a Bola de Borracha, o Dadinho, a famosa regra da Bola Quadrada, pediu licença para mostrar a beleza e a técnica desta modalidade, apresentada pelos nobres botonistas do Rio de Janeiro, que vieram à Pernambuco para implantar e oficializar a regra no estado. AUGUSTO MONTEIRO, RONALD NERI, vice presidente da modalidade no Rio de Janeiro, a FEFUMERJ, e BRUNO ROMAR, diretor geral da modalidade, visitaram neste sábado, o reduto da Bola de Borracha e aproveitaram para palhetar e conhecer o Botãobol
Por ocasião da passagem da data em que se comemora a abolição dos escravos no Brasil, ARMANDO PORDEUS, guerreiro batalhador pela difusão do futebol de mesa no estado, patrocinou o TORNEIO DA ABOLIÇÃO com todos os presentes na APFM, incluindo os visitantes cariocas, que compuseram o quadro com 16 participantes no torneio, realizado em forma de mata-mata.
Ronald Neri conhecendo a Bola de Borracha |
RONALD NERI, defendendo as cores do Flamengo, fez sua participação contra o Vila Belmiro, de Albertinho e claro, como toda estréia, há sempre uma certa dificuldade no domínio da bola. O Jogo, válido pelas quartas-de-final, terminou com um placar de 4x0 para o Vila Belmiro, valendo acima de tudo, o prazer de palhetar com gente gabaritada como Ronald.
Vencendo na primeira, Augusto Monteiro se diverte no Botãobol |
AUGUSTO MONTEIRO, trazendo a campo o São Paulo, que batizamos de SÃO PAULO-RJ, experimentou o Botãobol enfrentando um outro estreante nas mesas da Associação: Antônio Vildes, com a ROMA. Entre dois "novatos" na bola de borracha, prevaleceu a experiência com a palheta em outras regras, do nobre Augusto, que avançou para as Quartas-de-final com um placar de 1x0. Já em seu segundo jogo, Augusto enfrentou o seu homônimo pernambucano, o SÃO PAULO-PE, de Max Monteiro. E não pensem que nosso visitante perdeu feio não! Após sair na desvantagem no placar, Augusto buscou o empate, fazendo tremer as bases do tricolor pernambucano, mas acabou perdendo por 3x1, mostrando que, em questão de tempo, poderá desbancar qualquer um, no Botãobol.
Vasco, de Bruno Romar, amargando uma derrota... Mas terá revanche! AGUARDEM !!! |
Mas, quem teve mesmo uma estréia amarga, foi o grande BRUNO ROMAR, com seu Vasco da Gama, que por sorteio, pegou de cara, o INTERNACIONAL, de Paulo jiquiá, posteriormente campeão da Abolição. Sem piedade, o trator colorado atropelou Romar por 6x0 e fez o nosso carioca prometer revanche, mas desta vez, nas mesas da Bola Quadrada. É, Jiquiá... prepare-se... o desafio foi lançado... (Não queria estar na tua pele!)
Veja como foram os resultados do Torneio da Abolição, nos quadros abaixo:
TORNEIO DA ABOLIÇÃO
Associação Pernambucana de Futebol de Mesa
Oitavas - de - Final
Flamengo PE 3 x 2 Náutico
Flamengo RJ 0 x 4 Vila Belmiro
São Paulo RJ 1 x 0 Roma
Cruzeiro 3 x 4 São Paulo - PE
Chelsea 0 x 3 Hércules
Santos 1 x 3 Coritiba
Inter-Milão 0 x 1 Liverpool
Vasco 0 x 6 Internacional
Quartas-de-final
Flamengo PE 1 x 2 Vila Belmiro
São Paulo RJ 1 x 3 São Paulo PE
Hércules 1 x 2 Coritiba
Liverpool 0 x 5 Internacional
Semi-final
Vila Belmiro 3 x 0 São Paulo PE
Coritiba 0 x 5 Internacional
FINAL
Internacional 3 x 0 Vila Belmiro
"Abolição" assegurada para o colorado !!! |
O Internacional, de Paulo Jiquiá, sagrou-se campeão do Torneio da Abolição, de forma incrível, com 19 gols marcados e nenhum golzinho sequer tomado. Mais um troféu para a recheada galeria de títulos do colorado !!! Parabéns !
Participantes do I Campeonato Pernambucano de Dadinho |
No dia seguinte, 15 de maio, o Residencial Boa Viagem foi palco da festa do Dadinho, em Pernambuco, onde sediou o primeiro CAMPEONATO PERNAMBUCANO na modalidade, que oficialmente está implantado no estado, através de seus representantes RONALD NERI, BRUNO ROMAR e AUGUSTO MONTEIRO. Com participações de botonistas da RBV FM, AABB-Caruaru, LFMJB, AMÉRICA FC, SPORT CLUB RECIFE e da APFM, o evento foi de um sucesso único, tendo 16 participantes no total, divididos em dois grupos com 8 times cada, tudo patrocinado e organizado pela FEFUMERJ ( Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro)
Premiação do I Campeonato Pernambucano de Dadinho |
Da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, estiveram participando do evento, os times do NÁUTICO, de Abiud Gomes, o VILA BELMIRO, de Albertinho, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, o CORITIBA, de Cláudio Sandes e o CHELSEA, deste ardente coração azul.
Depois de todos enfrentarem-se entre si, dentro de cada grupo, a turma do Botãobol teve o NÁUTICO, INTERNACIONAL e CHELSEA, classificados para a fase final, mas no geral, quem chegou mesmo às semi-finais foram: ÉDER SÉRGIO, da AABB Caruaru, ZIDO e EVERALDO, da LFMJB e o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, da APFM.
A grande disputa finalíssima do campeonato, foi entre ÉDER SÉRGIO (AABB-CARUARU) e ZIDO (LFMJB), sendo vencida, de forma espetacular, pelo representante da Liga de Jardim Brasil, ZIDO. Com a terceira colocação, ficou EVERALDO, também da Liga JB, restando ao colorado da APFM, a quarta colocação do torneio.
Diretores da FEFUMERJ e dirigentes de Associações Pernambucanas |
Depois da honrosa disputa, os dirigentes de cada clube se reuniram para selar o fantástico evento, e premiar aos que brilhantemente conquistaram os quatro primeiros postos de Campeões, neste domingo de festa. Foram representantes da regra 12 toques, Botãobol (Regra Pernambucana) e Regra 1 toque, que estiveram aprendendo e conhecendo a regra da Bola Quadrada, que chega para ficar.
Os Campeões do Dadinho, nesta primeira edição pernambucana |
Aqui, os campeões do Dadinho, nesta primeira edição do Campeonato Pernambucano na modalidade, tendo Everaldo (LFNJB) em 3º, Éder Sérgio (AABB-Caruaru) 2º, ZIDO (LFMJB) como Campeão e Paulo Liquiá (APFM) em 4º.
O blog CHELSEA FC e o Mundo do Botão, como veículo de apresentação e difusão do Botãobol, vem aqui parabenizar o empenho dos membros da FEFUMERJ, em implantar a regra em mais um estado e agradecer profundamente por todo o material presenteado à APFM, para o início da prática da regra. Foram doados mais de 30 dadinhos, dois pares de traves, vários times da modalidade e acima de tudo, ficou registrado a total disposição em ajudar o estado pernambucano no que for preciso.
Aos amigos Bruno, Ronald, Augusto, Armando Pordeus e todos aqueles envolvidos na vinda da modalidade, fica aqui nossa profunda gratidão e uma certeza de grande parceria entre as regras.
Mais uma vez, é o futebol de mesa que sai lucrando, é o Futebol de Botão que brilha mais forte !
Saudações botonísticas !!!
Hugo Alexandre - CHELSEA FCampeoníssimo
CHELSEA FC e o Mundo do Botão
www.chelseafutmesa.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!