domingo, 17 de junho de 2012

CAXINGUELÊ E VACO-VACO ESTÃO DE VOLTA

Jogo no Fosso do Caxinguelê

Uma partida no novo “Fosso do Caxinguelê”

Dois cavaletes… onde tudo começa! Duas peças fincadas no chão, sobre as quais é cuidadosamente assentada e pregada uma prancha de madeira, milimetricamente nivelada, onde sobre si, com iguais cuidados, é colocada a peça de madeira onde se desenham as linhas que formarão um campo de Botãobol. Parece ser um campo comum, igual aos de qualquer regra de futebol de mesa, mas… não! Um campo de Botãobol é diferente. Para que a bola de borracha tenha sua trajetória em jogo de forma uniforme, é necessário a PERFEIÇÃO! Numa mesa desnivelada, simplesmente é IMPOSSÍVEL praticar a regra e por isso, é com todo o esmero que procura-se mante-los cem por cento planos e nivelados.

Tão importante quanto o nivelamento, o estado da superfície onde correm os botões também exige um cuidado especialíssimo, no sentido de faze-los sempre correrem soltos, sem interrupções em seus percursos, possibilitando aos botonistas e execução de suas jogadas, sem o que chamamos de “ingarridas”, aqueles momentos em que os botões param inesperadamente antes de tocarem a bola, por deficiência do campo, algum tipo de sujeira ou mesmo gordura proveniente do suor do corpo.

Vaco-Vaco

Fosso do Vaco-Vaco, há muito esquecido…

Há duas semanas, os quatro principais campos da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o Brasília Stadium, o Timbuzão, a Toca da Raposa e o Hércules Stadium, passaram por uma cuidadosa reforma, no sentido de torna-los perfeitamente aptos para a prática do Botãobol. Depois de lixados e pintados, novamente estão a oferecer a melhor condição para uma partida de futebol de botão. Depois do sucesso alcançado, José Hércules Leite e Max Monteiro, os dois responsáveis pelo ótimo trabalho e resultado alcançado, resolveram revitalizar dois antigos e históricos campos da Associação, que há muito não eram utilizados: O Fosso do Caxinguelê e o Fosso do Vaco-Vaco. Foram dois dias de incansável dedicação e o resultado pôde ser atestado por todos, neste dia 16 de junho: Ficaram melhores que os quatro campos anteriores.

Caxinguelê

Fosso do Caxinguelê, de volta à vida!

Foi uma alegria inesperada, ao abrir a sala e vê-los totalmente revitalizados e prontos para uma partida. Todos os que estiveram presentes disputaram amistosos nos “novos” campos velhos da APFM. Lembro, com muita alegria, que no Fosso do Caxinguelê, o meu CHELSEA alcançou a sua primeira vitória sobre o NÁUTICO, de Abiud Gomes, desde que começou a prática nas mesas do Botãobol. Essa vitória foi em 2008, pelo escore de 1x0.

Hercules e Náutico

Hércules x Náutico em pleno exercício no Fosso do Caxinguelê

Com a aproximação do Início do Campeonato Oficial, tendo em vista a disputa do Troféu Chico Barbosa, todos os botonistas estão empenhados em treinar, treinar e treinar. Restando três semanas, os amistosos vão se fazendo contínuos e a prova do sucesso alcançado na reforma dos campos, vai sendo traduzida nos placares dos jogos. O CHELSEA, por exemplo, conseguindo um melhor toque de bola e conclusão das jogadas, neste dia 16, realizou 10 partidas, saindo-se vencedor em 8 delas. Contra o SÃO PAULO, de Max Monteiro, uma goleada por 8 x 2 foi alcançada, dada a facilidade com que se consegue tocar a bola, e claro, as chances de arremates surgem com maior frequência. Foram 9 chutes concluídos, com 8 gols anotados. Em todas as partidas em que os Blues venceram, 3 ou mais gols foram marcados, o que não é muito comum nos jogos do Botãobol. O mesmo progresso se vê em todos os botonistas, o que indica que teremos um Campeonato Oficial com muito equilíbrio, placares largos e resultados inesperados. Será de tirar o fôlego.

Max e Hércules

Max (esq.) e Hércules, em jogo Oficial do Campeonato 2011

Bem, não podemos fechar nossa matéria, sem antes fazer uma honrosa homenagem e agradecimento aos dois “médicos” dos campos do Botãobol, J. HÉRCULES e MAX MONTEIRO. A dedicação de ambos e o trabalho incansável contribuíram para o melhoria dos campos e consequentemente, para o maior brilho das partidas da regra da bola de borracha. O CHELSEA FC e o Mundo do Botão, faz aqui o registro desse formidável empreendimento realizado por eles.

Agora, vamos aguardar o São João passar. Porém, sob os fogos do dia 23, estaremos de portas abertas, durante todo o sábado, para celebrar a maior festa nordestina dentro de campo, jogando o melhor esporte do mundo!

Hoje é São João mas venha com a gente, jogar botão!

Hugo Alexandre – CHELSEA FCampeoníssimo

Um comentário:

  1. É isso aí, Hugo Alexandre. A matéria está excelente. Parabéns. O Botãobol é, sem medo de errar, o verdadeiro jogo de botão. Viva o botão!

    ResponderExcluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!