quarta-feira, 11 de julho de 2018

No gol, mais uma marca registrada do Botãobol

Goleiros do Botãobol

Arqueiro, Guarda-Metas, Goleiro… os sinônimos do sucesso do Botãobol

Todo grande time começa por um grande goleiro. Essa máxima do futebol, defendida por críticos e analistas do mundo da Bola, não é apenas teoria, mas sim, um fator incontestável para qualquer time que queira, de fato, ser campeão!

É na solidez da defesa que o ataque adquire confiança para se lançar ofensivamente. Se analisarmos os grandes clubes de futebol pelo mundo, chegaremos à conclusão que, realmente, eles, os ARQUEIROS, são o alicerce de um grandioso time.

Goleiros do Botãobol 5

Apresentamos os paredões do Botãobol

Mas, e no Futebol de Botão? Tal filosofia se aplica?
Caros amigos, hoje, as páginas do Chelsea de Botão vem destacar o papel fundamental dos goleiros do Botãobol, os "GUARDA-METAS" que na regra da bola de borracha, diferenciam-se de tantas regras da modalidade, pela sua peculiaridade e particularidade em ser, também, um jogador de "palheta", assim como os demais 10 companheiros de linha.

Zamorim Futebol de Botão

Goleiros de Caixa de Fósforo, retratos da nossa infância.

Fonte: http://botao.zamorim.com/


Quantos de nós, na nossa tenra infância, juntávamos caixinhas de fósforo, para, enxertando chumbo, transformá-las em goleiros para jogar nos campinhos "XALINGÕES", com times de plástico ou "mica", utilizando pastilhas em disco? Essa forma de fazer goleiros já era uma elevação de nível do próprio jogo de botão, quando assim, substituíamos os goleiros de plástico que acompanhavam os times, pelos goleiros quadrados, “envelopados” e decorados manualmente com canetas hidrocor, colando os escudinhos de nossos times, muitas vezes, recortados de revistas esportivas. Tempos saudosos do jogo de botão.

Goleiros do Botãobol 001

Goleiros peculiares do Botãobol. Uma identidade própria nos campos de Botão 

Hoje, elevando o nível do futebol de botão para uma categoria profissional, o Botãobol caracterizou um formato próprio à regra, sendo ele cilíndrico ao invés de quadrado, dinamizando-o para uma aplicabilidade em campo, algo que apenas se vê na Regra Pernambucana de Futebol de Botão, cravando como marca registrada do Regra da Bola de Borracha.

Goleiros do Botãobol 002

A Palheta decisiva para a participação dos arqueiros nas jogadas


Para efetivar jogadas com o goleiro, utiliza-se de uma palheta exclusiva para esta função, realizando o movimento semelhante à de um botão de linha, impulsionando o goleiro em direção da bola, fazendo-o toca-la tal qual um botão em jogada normal. Salienta-se aqui que o guarda metas do Botãobol permanece sempre fixo sobre a linha demarcatória da barra, com metade de seu corpo para dentro e a outra metade para fora do gol.

Bola-de-Borracha-004_thumb1

Personagem por vezes acionado numa partida de Botãobol, esse é o goleiro da Regra Pernambucana

Uma vez em movimento, dentro do limite dos 12 toques permitidos durante a posse de bola, uma jogada realizada com o goleiro também registra-se como contagem válida, sem que haja intervenção manual diretamente no goleiro, por exemplo, como ocorre nas demais regras de futebol de botão praticadas pelo Brasil, ou seja, no BOTAOBOL, com exceção de tiro de bola parada, só se toca nos onze jogadores (incluindo o goleiro), exclusivamente com a palheta.

Goleiros do Botãobol_

Em foco, as medidas dos arqueiros do Botãobol

As medidas deste fundamental personagem das metas cravam em 4cm de altura X 6cm de diâmetro, assumindo assim sua forma cilíndrica. Nos arremates a gol, para que a bola não fique em cima do goleiro numa eventual "prensada" da bola com o travessão, sua superfície superior é levemente arqueada, impulsionando a bola para que caia para dentro ou para fora do gol, a depender do efeito dado na pelota e pela força com que esta chega à meta. Este tipo de jogada, batizada como RAMPRADA no Botãobol, causa uma adrenalina extra na disputa, sendo fator de sorte ou azar para ambos os competidores.

No que diz respeito a matéria prima utilizada na confecção destes goleiros, no geral, a resina é a que se destaca com maior aplicabilidade, pela sua maior facilidade de confecção, mas também existem goleiros construídos de outras matérias, a exemplo do Chifre de boi e até madeira.

Goleiros do Botãobol 003

A beleza dos times de botão também começa pelos Guarda-Metas

E quanto ao quesito "ARTE", cada botonista do Botãobol cria seu goleiro conforme sopra a inspiração, dando as cores de seu time oficial registrado na APFM, podendo trazer o escudo principal adesivado na fronte, ou mesmo embutir emblemas de metal num ângulo inclinado no corpo do goleiro, assim como o nosso belo goleiro do Chelsea.

Amigos, esta é apenas uma faceta do Botaobol, a Regra Pernambucana de Futebol de Botão. Neste vasto universo, muito tem-se a mostrar e sobretudo, JOGAR! Muitos acreditam que o jogo de botão virou página folheada na história, porém, nos corações daqueles que praticam o Botãobol, o futebol de botão arte está mais vivo do que nunca. Experimente tudo isso e sinta esse indizível prazer de disputar uma partida de botão.

Salve o BOTAOBOL !

Hugo Alexandre – CHELSEA FCampeonissimo

3 comentários:

  1. Perfeito relato sobre o goleiro do Botãobol, sem nenhuma contestação. É uma das peculiaridades da rainha das regras. Creio que o mundo do Botãobol está começando a ser conhecidos admirado a partir desses relatos e dos vídeos questão postados. Parabéns e siga em frente. Viva o Botãobol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre e inspirador!

      Faltava falar sobre eles!

      Tantas postagens sobre os belos botões da regra mas... Onde estavam eles? Hoje, dedicamos a matéria exclusivamente aos goleiros, que sem dúvida, caracterizam o BOTAOBOL de maneira única no universo do futebol de botão.

      Outras postagens sobre eles ainda virão, ornamentadas com vídeos de lances que pegaremos na prática, para enfatizar ainda mais as particularidades do nosso fantástico esporte!

      Obrigado pelo incentivo de sempre!

      Forte abraço de seu discípulo!

      Excluir
  2. Corrigindo: 1) onde se lê conhecidos, leia-se conhecido e; 2) onde se lê questão, leia-se que são. Esse corretor do Windows nos põe em cada fria...

    ResponderExcluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!