 |
Paulo Felinto, homenageado em 2011, ladeado por Hércules e Abiud Gomes |
Vamos caminhando para o desfecho de tudo.
Com a proximidade dos festejos natalinos e a passagem para um novo ano, o Botãobol escreveu seu último capítulo na temporada 2011. Confraternizar e jogar botão são duas ações muitíssimo bem vindas nessa época do ano e a alegria de estar com os amigos pela última vez na temporada, fizeram deste dia 17 de dezembro, um marco memorável nos corações dos amantes da Bola de Borracha.
 |
Paulo Felinto em ação, pelo Torneio Encerramento 2011 |
Reunindo os craques do Botãobol, a realização do Torneio Encerramento de 2011 foi marcada com a honrosa presença de PAULO FELINTO, um dos grandes nomes da história da Regra Pernambucana, que deu nome à disputa pelo troféu do Campeonato Oficial deste ano. O homenageado ao longo de 2011, não poderia ficar de fora do último evento oficial da APFM e, com seu SPORT CLUBE DO RECIFE, foi à campo para experimentar seus craques, antes da disputa começar pra valer.
 |
Torneio movimentadíssimo na Sala Brasília. É guerra no Botãobol! |
Às 12:00, a comissão organizadora deu início ao processo de formação dos pares para o mata-mata, realizando o sorteio dos confrontos. Aos 15 times dispostos a se enfrentarem na peleja, restou a sorte de pegar os adversários mais convenientes na primeira rodada. Será que há conveniência?
Disputaram o Torneio Encerramento, os seguintes times:
TORNEIO ENCERRAMENTO 2011
Equipes
BRASÍLIA - Dinoraldo Gonçalves
CHELSEA - Hugo Alexandre
CRUZEIRO - Marcos Cardoso
CORITIBA - Cláudio Sandes
FLAMENGO - Fernando Brito
HÉRCULES - José Hercules Leite
INTER DE MILÃO - Clóvis Sandes
INTERNACIONAL - Paulo Jiquiá
ITACURUBA - Alexandre Freitas
NÁUTICO - Abiud Gomes
SANTOS - Adilson Ribeiro
SÃO PAULO - Max Monteiro
SPORT - Paulo Felinto
VILA BELMIRO - Albertinho
VITÓRIA GUIMARÃES - Azevedo Neto
 |
A arrancada do Vila para o título, diante do Náutico |
Com a relação assim disposta, o sorteio foi realizado, caindo para a primeira rodada do mata-mata, clássicos como NÁUTICO x VILA BELMIRO e CRUZEIRO x CORITIBA. O SPORT, de Paulo Felinto, fez seu duelo diante de outro rubro-negro, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas. Os confrontos e seus resultados, vieram da seguinte forma:
1ª RODADA
Náutico 0 X 0 Vila Bemiro (Vila 3x2-Pen.)
São Paulo 0 X 1 Hércules
Sport 0 x 1 Itacuruba
Inter de Milão 1 x 0 Internacional
Brasília 1 x 1 Chelsea (Brasília 2x1-pen.)
Cruzeiro 3 x 1 Coritiba
Santos 1 x 0 Flamengo
Dos quinze times sorteados, o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, acabou sobrando na formação dos pares, o que lhe rendeu a sorte de pular diretamente para a segunda rodada, enfrentando o vencedor da primeira partida, jogo entre Náutico X Vila Belmiro. Esta segunda rodada marcou as Quartas de Final do torneio, contendo o grande "CLÁSSICO DAS VELAS", envolvendo os times do SANTOS x CRUZEIRO. Vejam como ficou o resultado destes quatro jogos:
2ª RODADA
Vitória Guim. 2 x 3 Vila Belmiro
Hércules 2 x 0 Itacuruba
Inter de Milão 0 x 1 Brasília
Cruzeiro 2 x 3 Santos
Já se desenhava o grande campeão deste último troneio da APFM. Classificados para as semi-finais, Vila Belmiro, de Albertinho, Hércules, de J.Hércules, Brasília, de Dinoraldo e Santos, de Adilson Ribeiro, iriam se enfrentar e quem perdesse, daria adeus às pretensões de erguer o troféu de campeão. Depois de breve descanso, lá estavam se enfrentando:
SEMI-FINAIS
Vila Belmiro 1 x 1 Hércules (Vila 2x1-pen.)
Brasília 0 x 1 Santos
 |
Santos, em ataque fulminante do primeiro gol |
Classificavam-se assim, VILA BELMIRO e SANTOS, para decidirem no derradeiro jogo da final, o título de último campeão de 2011. Na Toca da Raposa, Peixe e Baleia Azul dispuseram-se a limpar seus times para o embate decisivo. Sem poder contar com a vantagem do empate, pois esse placar levaria aos pênaltis, o Santos traçava uma estratégia de vitória, pois o retrospecto do Vila Belmiro indicava 100% de aproveitamento em cobranças de penalidades máximas e levar a decisão para este extremo, poderia ser algo desagradabilíssimo para o time da Estância. Pelo lado do Vila da "sacolinha", seu TIME PERFEITO estava apenas a um passo do título e a manutenção de uma longa invencibilidade de seu time novo, que não conhece derrota em amistosos e nem em jogos oficiais.
Bola ao centro, "tic-tac": Cronômetro acionado!
Num início equilibrado, Santos e Vila Belmiro procuravam uma brecha para inaugurar o marcador. Entre bolas na trave e raspadas no ângulo, eis que o peixe encontrou o caminho da felicidade, balançando as redes pela primeira vez. À partir daí, o jogo começou a cair em suas mãos, com o Vila errando passes e desperdiçando posse de bola. Mas, no futebol, um único lance pode mudar a cara do jogo. Quando o Santos tinha a posse de bola em seu ataque, faltando um ultimo toque na bola para apontar a gol na "zona do caixão", seu botão acertou o adversário sem tocar na bola, e isso é FALTA !!!!!! I N A C R E D I T Á V E L !!!!! Falta, quando se preparava para decretar o segundo gol !!! Não deu outra. Mesmo à tanta distância, o Vila tomou posição, mandou colocar e... LINDO, LINDO, LINDO, LINDO !!!!! Golaço de empate do Baleia Azul !!! Como um embate muda de cara, nesse mundo dos botões ! Com o golpe sofrido pelo gol que deu igualdade no placar, o Santos simplesmente apagou-se em campo e o Vila Belmiro passou a pressionar. Mas, trinta minutos passam rápido! Cronômetro zerado e 1x1 no placar!
Na disputa de pênaltis, pela terceira vez em quatro jogos, o time de Beto "sacolinha" alcançou, sem desperdiçar um só cobrança, a marca de 3x2, decretando o título da última competição da temporada 2011 de Botãobol!
 |
Vila sagra-se campeão do Torneio Encerramento |
FINAL
Vila Belmiro 1 x 1 Santos (Vila 3x2-pen.)
Meus caros, foi lindo! Unindo aos festejos do time campeão, os comes e bebes foi até horas mais tarde, neste sábado 17, com a confraternização dos amantes do Botãobol. Muito vinho, Whisky, cerveja e claro, as boas rodas de conversa, junto aos campos da Bola de Borracha. Foi sensacional!
Ainda houve a premiação aos campeões do Troféu Paulo Felinto, pelo Campeonato Oficial 2011, mas esta solenidade, falaremos mais tarde, porque ainda estou apreciando o vinho francês que levaram neste sábado!
Parabéns ao Vila Belmiro, o time perfeito desta reta final !!!!
Valeu!
Hugo Alexandre - CHELSEA FCampeoníssimo