domingo, 17 de junho de 2018

Abram alas para ela, a Bola de Borracha

Botãobol

Sem bola, não há jogo… ou há?

É chegada a hora. A disputa está prestes a começar. Os dois times já em campo, regidos pela tensão pré jogo, sentem em seus jogadores o nervosismo que antecede qualquer início de partida, qualquer que seja a modalidade disputada. E mesmo na diversidade esportiva, quer seja no campo ou na quadra, muitas modalidades dependem, para que aconteçam de fato, da presença de um objeto simples, modesto e não menos cobiçado, disputado, almejado… estamos falando da sua Excelência, a BOLA.

É assim no Futebol, no Basquete, no Vôlei, no Tênis, no Pólo Aquático e até no ping-pong. Sem BOLA, não há jogo!

Bola de Borracha 001

A bola de borracha, o xodó do Botãobol

E procurando o Futebol de Botão, ser um retrato fiel de seu principal inspirador, o Futebol dos gramados, haveria meios de se fazer esporte sem a presença dessa ilustríssima personagem?

Bem… é até possível que sim, uma vez que algumas modalidades do futebol de mesa utilizam discos (pastilhas) ou dadinhos para por em prática o futebol nos campos de madeira, porém, para este blogueiro, nada, absolutamente nada supera a qualidade e o prazer de jogar botão utilizando uma bola esférica de verdade, que permita que esta role livremente e se busque domina-la, com dificuldade desafiante, armando o arremate dentro dos 12 toques permitidos para tal.

Bola de Borracha 002

As atuais e oficiais bolas do Botãobol

Hoje, o Chelsea de Botão abre suas páginas para referenciar aquela que faz o BOTÃOBOL diferir de qualquer outra regra praticada no Brasil, e quiçá, no mundo. Apresentamos, a BOLA DE BORRACHA.

Feita de material Sintético, a Bola do Botãobol possui, em média, 11 mm de diâmetro, podendo variar entre 10 e 12 mm (sem exceder esse limite para menos ou para mais). Sua consistência física deve ser semelhante a “miolo de pão”, do tipo lisa, sem porosidade. Na sua confecção, evita-se utilizar borrachas muito duras e com baixa aderência.

Suas cores variam consideravelmente, a depender da oferta deste tipo de borracha no mercado, diversificando entre bolas verdes, laranjas e brancas e mais recentemente, vermelhas, azuis e até multicores.

Bola de Borracha 003

Bolas com variedades nas cores. Isto também é Botãobol

Como nem sempre encontram-se borrachas idênticas às já utilizadas em jogo, o resultado final da confecção acaba gerando bolas diferentes em algum aspecto, sendo mais ou menos aderentes, mais ou menos pesadas, o que influencia diretamente no jogo do Botãobol, implicando em placares nem sempre tão elásticos e em arremates diferentes quanto ao ponto do chute. Isso significa que um botonista do BOTAOBOL, muitas vezes, precisa passar por uma readaptação em campo, a depender da pelota de cada jogo. Puro desafio para os amantes da Regra.

E sobre sua confecção, assim como na fabricação de nossos botões, todo o processo é feito de forma artesanal, transformando-a de um quadrado (formato em que vem a borracha em seu estado bruto) em uma esfera 100% arredondada, atingindo o tamanho e peso ideal após varias sessões de “lapidação”.

Bola de Borracha 004

Em campo, botão, goleiro e bola dividindo o mesmo lance

E para fechar nossa postagem, nada melhor do que conferir, em vídeo, o quanto corre solta a bola de Borracha e como é desafiante o domínio da bola a cada jogada criada. O jogo em questão foi durante o Chifronésio, torneio exclusivo de botões de chifre de boi, ocorrido em 2011, entre Grêmio “Riba”, de Dinoraldo, e o Flamengo, de Fernando Brito. Acompanhe o “rolar da bola” e o fantástico gol anotado pelo urubu da Rua do Hospício.

 

Ótimo lançamento e perfeita finalização do Flamengo

Eis então a personagem indispensável do jogo de botão, a bola de borracha, tão característica do Botãobol, em sua aplicação prática. Quer tentar jogar com ela? Garanto que você terá dificuldades para domina-la, porém, com treinos e muita persistência, a excelência das jogadas e dos arremates chegará. Jamais desista!

Salve o Botãobol!

Hugo Alexandre – Chelsea FCampeoníssimo

Um comentário:

  1. Hugo, mais uma matéria fantástica, mostrando toda a excelência do Botãobol. É como venho sempre dizendo: o Botãobol não é pra quer e sim pra quem é. Que os amantes do futebol de botão tentem pelo menos uma única vez jogar o Botãobol. Está feito o desafio. Viva o botão!

    ResponderExcluir

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!