terça-feira, 24 de abril de 2012

O SENTIDO ÉPICO DA PALAVRA CHELSEA



É simplesmente impossível passar em branco!
Não dá para deixar de escrever algo, diante do que aconteceu em Camp Nou, nesta histórica tarde de 24 de março de 2012. Foi impossível segurar o grito !!!!
O improvável aconteceu. Para alguns "narradores", o absurdo se concretizou: Ver o Barcelona eliminado da maior competição de clubes do mundo, pelo mais improvável dos times.


Num duelo de semi final de Champions League, um dos melhores times da história do futebol, o super temido BARCELONA, enfrentando o "azarão" da Liga, o CHELSEA. Dos quatro times semi-finalistas, sem dúvida, o que menos tinha probabilidade de avançar, principalmente porque diante dele, estava o poderoso Barça. E o que se viu, ao término de duas partidas, foi que o Futebol é fantástico, em todas as suas maneiras de jogar, em tudo o que ele pode proporcionar dentro de campo.


Drogba comemorando seu gol contra o Barça: 1x0 (Fonte Jornal 1ª Página)
Durante todos os dias, desde que os confrontos das semi-finais foram definidos, lia-se e ouvia-se que o Barcelona iria triturar o Chelsea, ATROPELAR o time inglês com todas as letras maiúsculas. Até para os mais ferrenhos torcedores, esse temor existia, diante do que vemos em campo, apresentado pelo time espanhol e o que se viu... Bem, não foi bem isso.
Diante de um super time, onde o futebol arte parece brotar pelos poros, com seus toques mágicos, jogadas rápidas e dribles desconcertantes, ao Chelsea não restava outra coisa a não ser se defender. No primeiro jogo, em Stamford Bridge, A DEFESA FOI O MELHOR ATAQUE. Vendo o Barça sufocar os blues em seu campo de jogo, a única alternativa era aquela: SE DEFENDER. Não havia outra opção, a não ser, esperar por uma brecha para o contra golpe. E ele veio. Usando da mesma velocidade empregada pelo time catalão em sua investidas, Ramires encontra Drogba na área para decretar a vitória por 1x0 e a vantagem do empate no segundo jogo.


Golaço de Ramires, o primeiro do empate épico (Fonte: The Guardian)
E agora em Camp Nou? Como deveria o Chelsea vir para o jogo? Sendo o Barça envolvente e voraz como é, tendo o placar desfavorável, era certo que veríamos um jogo de ATAQUE contra DEFESA, com os blues se retrancando de todos os lados. Assim o foi. Aos 43 minutos, com um a menos, o Chelsea via o placar de Camp Nou apontando 2x0 para os donos da casa e, naquela altura, o dono da vaga à Final. Mas Ramires, num contra golpe fatal, calou os 95 mil torcedores presentes, com um golaço por cobertura, ainda no primeiro tempo! Era o início da conquista épica do Chelsea, a uma das vagas da disputa do título!


Melhor do mundo perde pênalti (Fonte: The Guardian)
No início do segundo tempo, PÊNALTI! Era o gol classificador do Barcelona, nos pés do melhor do mundo: Messi! Mas diante de um Petr Cech agigantado, o barulho da bola no travessão soou como a voz da sentença da condenação do time Catalão. Era a agonia da desclassificação que começava a rondar o semblante dos onze jogadores do Barça.


Torres consagra-se e decreta a sentença do Barça (Fonte: GloboEsporte)
E para mostrar como o futebol é fantástico e imprevisível, quando a todo custo o Barça buscava o terceiro e consagrador tento da classificação, a condenação foi decretada pelos pés de El Niño, numa arrancada fabulosa para o gol de Valdés, driblando-o juntamente com toda a torcida, calando todo Camp Nou, ao escrever o maior empate da história do Chelsea. 2x2! De forma épica, o desacreditado time inglês chega à final da maior competição de clubes da Terra.


Quem acompanha o Chelsea na Premier League ou FA Cup sabe que ele não joga da maneira como se apresentou nestes dois jogos. Apesar de ter um elenco envelhecido, sempre apresenta um futebol rápido, jogando de forma ofensiva e objetiva. Porém, diante do melhor time do mundo, jogar assim seria entregar "a faca e o queijo" na mão dos espanhóis e tomar uma goleada nos dois confrontos. Porém, mudando seu próprio estilo de jogo, o Chelsea ensinou ao mundo que o Barcelona não é imbatível e que sua vagarosa defesa pode ser batida sim, sabendo usar as armas na hora certa. Alguém pode dizer: "O CHELSEA AVANÇOU POR PURA SORTE". Concordo que sem uma dose de sorte, não haveríamos de avançar. Contudo, a valentia e postura adotados pelos jogadores do Chelsea, foi determinante para frear o ataque impiedoso do Barça. Falando ainda de COMPETÊNCIA, os blues foram superiores, dando o bote na hora em que tinha que dar, marcando os gols quando as poucas oportunidades apareceram. O Barcelona, somando os dois jogos, meteram 4 bolas na trave, além das inúmeras oportunidades desperdiçadas. No meu saudoso esporte de mesa, o BOTÃOBOL, dizemos: "TRAVE, É DEFICIÊNCIA!!"
Pronto... tá tudo explicado !


Torres, feliz da vida !!! (Fonte: The Guardian)
Ainda não ganhamos nada. Será tão difícil essa FINAL tanto quanto foi passar pelo Barcelona. O Chelsea continua na posição de "azarão", comparando com Real Madrid ou Bayern de Munique, que serão favoritos, quem quer que avence. Assim continuam a dizer os cronistas e narradores. Mas, ao Chelsea, que jogará sem RAUL MEIRELLES, RAMIRES, TERRY e IVANOVIC, peças fundamentais no elenco, restará o amor a camisa, o jogo inteligente e a dura tarefa de conquistar seu primeiro título da Champions. Nada teremos a temer. Que a vontade e a raça contribuam ao elenco dos Blues, nesse que será o mais importante jogo do Chelsea, em todos os tempos.


Avante, Blues !!!!


Hugo Alexandre - CHELSEA FCampeoníssimo
www.chelseafutmesa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!