quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

REGULAMENTO DO 3º CHIFRONÉSIO DO RECIFE

Está chegando a hora deles !!!
Já em plena atividade em 2011, estando os sócios da APFM em forte ritmo de preparação, o 3º CHIFRONÉSIO do Recife é o grande foco de todos que palhetam nos campos do Botãobol. E já tendo seu início marcado para 12  de fevereiro, de agora em diante, a concentração passará a ser total, visando o campeonato de botões de chifre, onde só e exclusivamente eles, podem fazer a festa.
Mas, como em toda competição da APFM, cada uma delas possui seu regulamento próprio, especificando cada ponto da disputa em si, apresentando a fórmula usada para os jogos, divisão de grupos, critérios para classificação e até mesmo,  os campos que serão utilizados em determinadas fases ao longo do campeonato.
Sendo assim, estando à serviço da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o presente blog traz ao alcance de todos, o REGULAMENTO do III CHIFRONÉSIO DO RECIFE, para que todos os disputantes possam conhece-lo, antes mesmo da formação da tabela com seus respectivos jogos. Acompanhem então, o passo a passo do 3º Chifronésio do Recife:





ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL

III TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE

REGULAMENTO

I – CONSIDERAÇÕES INICIAIS
         Art. 1º: O III Torneio Chifronésio do Recife terá a participação de botonistas vinculados à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, obedecendo à regra pernambucana, com início previsto para o dia 12 de fevereiro de 2011.
Art. 2º: Somente poderão participar da competição as equipes constituídas, única e exclusivamente, de botões de chifre, dentro dos padrões estabelecidos para o botãobol.
§ Único: Serão tolerados botões cuja base seja de resina, porém, a parte superior deverá ser totalmente de chifre.
II – DESENVOLVIMENTO
Art. 3º: O Torneio deverá ser disputado com as equipes divididas em dois grupos,
A e B.
§ 1º: Caso o número de equipes inscritas seja inferior a doze, a competição será disputada com as equipes dispostas num único grupo.
§ 2º: Havendo doze ou mais equipes inscritas, a formação dos grupos deverá obedecer, alternadamente, à ordem de classificação das equipes no ranking geral, devidamente atualizado.
§ 3º: Havendo número impar de equipes inscritas, o grupo A ficará sempre com uma equipe a mais do que o grupo B.
Art. 4º: Os jogos serão realizados em duas fases.
§ 1º: A primeira fase será disputada com as equipes divididas (se for o caso) em dois grupos, com jogos realizados dentro de cada grupo, no sistema de pontos corridos.
§ 2º: A segunda fase, no sistema mata-mata, será formado por oito equipes, com  as quatro melhores classificadas de cada grupo.
§ 3º: O mata-mata será organizado da seguinte forma: Jogo 1) 1ª classificada do Grupo x 4ª classificada do Grupo B; Jogo 2) 1ª classificada do Grupo 2 x 4ª classificada do Grupo 1; Jogo 3) 2ª classificada do Grupo 1 x 3ª classificada do Grupo 2; Jogo 4: 2ª classificada do Grupo 2 x 3ª classificada do Grupo 1; Jogo 5) Vencedora do Jogo 1 x Vencedora do Jogo 3; Jogo 6) Vencedora do Jogo 2 x Vencedora do Jogo 4; Jogo 7) Decisão do 3º lugar: Perdedora do Jogo 5 x Perdedora do Jogo 6; Jogo 8) Decisão do Chifronésio: Vencedora do Jogo 5 x Vencedora do Jogo 6.
§ 4º: Na hipótese de haver apenas um grupo, classificam-se para a segunda fase as quatro melhores pontuadas, ficando os jogos assim organizados: Jogo 1) 1ª classificada x 4ª classificada; Jogo 2) 2ª classificada x 3ª classificada; Jogo 3) Decisão do 3º lugar: Perdedora do Jogo 1 x Perdedora do Jogo 2; Jogo 4) Decisão do Chifronésio: Vencedora do Jogo 1 x Vencedora do Jogo 2;
Art 5º: Para a segunda fase, as equipes que tiverem obtido as melhores pontuações na primeira fase jogarão suas partidas com a vantagem do empate.
§ 1º: Caso haja equipes iguais em pontos na classificação da primeira fase, o desempate será feito obedecendo-se aos seguintes critérios, pela ordem:
1.     Maior número de vitórias;
2.     Melhor saldo de gols;
3.     Maior número de gols marcados a favor;
4.     Confronto direto.
§ 2º: Se a igualdade permanecer após julgados todos os critérios, será procedido um sorteio para decidir quais as equipes melhores  classificadas e que terão a vantagem de jogar pelo empate nos confrontos da 2ª fase.
Art. 6º: Após a primeira fase, as equipes não classificadas deverão continuar na competição e disputarão a fase de consolação (rebarba do chifronésio), nos mesmos moldes previstos para a disputa da 2ª fase do Chifronésio.
§ 1º: Os jogos da primeira fase serão realizados nos quatro campos oficiais, com o Grupo A atuando nos campos 2 (Brasília Stadium) e 3 (Toca da Raposa), enquanto que o Grupo B atuará nos campos 1 (Timbuzão) e 4 (Hércules Stadium).
§ 2º: Para a 2ª fase, os campos 3 e 4 serão os locais de confrontos desses jogos.
§ 3º: A rebarba do Chifronésio será disputada nos campos 1 e 2.
§ 4º: Haverá sempre sorteio dos campos, antes de qualquer partida.
Art. 7º: Para a primeira fase, a pontuação dos jogos obedecerá à seguinte forma:
a)     Vitória: 3 pontos positivos;
b)     Empate com gols: 1 ponto positivo acrescido de uma bonificação de 0,1 pontos por gols marcados a favor;
c)      Empate sem gols: 1 ponto positivo;
d)     Derrota: 0 ponto.
§ 1º: Caso alguma equipe venha perder jogos por irregularidades cometidas (botões não inscritos, etc) constantes das súmulas dos jogos, a equipe infratora sofrerá a perda de 3 pontos. Em caso de reincidência, será eliminada da competição.
§ 2º: A equipe eliminada da competição, será considerada derrotada nos jogos  que porventura tiver que realizar, por WxO, atribuindo-se à equipe beneficiada o escore de 1x0, gol não computado apenas para a escolha do artilheiro da competição.
§ 3º: Mesmo que a equipe que cometa irregularidades, devidamente anotadas na súmula do jogo, venha a perder ou vencer a partida, o resultado da mesma será válido, não havendo, portanto, reversão dos pontos.
Art. 8º: Os jogos serão realizados aos sábados, obedecendo-se à tabela pré-estabelecida.
§ 1º: Cada equipe deverá realizar sua partida prevista na programação, obedecendo-se à ordem de chegada dos participantes ao local dos jogos (formação do par).
§ 2º: Nenhuma equipe, seja qual for o motivo, não poderá ficar sem realizar jogos por duas jornadas consecutivas. Caso isso venha a ocorrer, será considerada perdedora por WxO, nos jogos que teria a realizar na primeira jornada faltosa, atribuindo-se o escore de 1x0 para as equipes adversárias. 
§ 3º: Caso uma equipe venha faltar a três jornadas consecutivas ou cinco jornadas alternadas, será sumariamente eliminada da competição, atribuindo-se o escore de 1x0 para as equipes que teria que enfrentar em seus jogos restantes, porém mantendo-se os resultados de seus jogos já realizados.
§ 4º: A equipe faltosa a uma jornada, será obrigada a realizar todos os seus jogos (atrasados e da jornada)  na rodada subseqüente.
§ 5º: Os jogos terão início às 10h00 e a jornada será considerada encerrada às 15h00.
§ 6º: Somente se houver acordo entre as equipes envolvidas e com a presença do Delegado da Rodada, poderá ser realizado jogos após às 15h00, porém, nunca ultrapassando às 16h00.
Art. 9º: Todos os botonistas participantes da competição formarão o quadro de árbitros, devendo atuar pelo menos uma vez em cada jornada.
§ Único: Não haverá veto a nomes para arbitragem, porém, recomenda-se a indicação de árbitros mais experientes em jogos considerados de risco, devido a rivalidades das equipes envolvidas ou em jogos decisivos.
Art. 8º: A premiação obedecerá ao seguinte:
a)     Troféu ao Campeão do Torneio Chifronésio;
b)     Troféu ao Vice-campeão;
c)      Troféu ao 3º Colocado;
d)     Troféu ao 4º Colocado;
e)     Medalhas aos 5º, 6º, 7º e 8º Colocados;
f)       Medalha ao botão artilheiro da competição;
g)     Medalha ao árbitro que mais tenha atuado.
h)     Medalha ao campeão da Rebarba do Chifronésio.
Art. 10: Todos os botões deverão estar registrados na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
§ Único: Caso haja nas equipes participantes botões registrados pertencentes a outros botonistas e que tenham sido cedidos por empréstimo,  os mesmos somente deverão ter condições de jogo se tiverem pago à APFM à taxa de transferência, equivalente à de registro, devendo constar, para controle,  no Boletim da APFM, a condição de emprestado.
Art. 11: O Torneio terá uma Comissão Coordenadora do Chifronésio, assim constituída: Adilson José de Sá Ribeiro - Presidente; Abiud Ferreira Gomes  – Relator; Hugo Alexandre de Almeida Oliveira – Vogal.
§ Único: A Comissão terá plenos poderes para decidir sobre a competição, eliminando quaisquer óbices, sempre visando o pleno sucesso da mesma.
Art 12: Qualquer irregularidade que venha acontecer em alguma partida, somente será válida para efeito de julgamento pela comissão se constar da súmula do árbitro antes que seja entregue ao Delegado da Rodada.
§ Único: O relato da irregularidade deverá constar no verso da súmula,  devidamente assinada pelo técnico da equipe envolvida na partida e  que tenha observado a irregularidade e com o competente  visto do árbitro da partida.
Art. 13: Os casos omissos deverão, após analisados, ser julgados de imediato pela Comissão Coordenadora do Chifronésio, para pronta resolução.
Art. 14: Cada equipe deverá  pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 10, 00 (dez reais) que servirá para a aquisição de troféus e medalhas previstas na premiação do evento.
Art. 15: Todos os participantes deverão antes do início da competição estar cientes do estabelecido no Artigo 44, do Regimento Interno da APFM, se responsabilizando pelo cumprimento do Termo de Compromisso.
RECIFE – PE, 20 de janeiro de 2011.
COC (Comissão Organizadora do Campeonato)


E assim será o campeonato de times de chifre de Pernambuco, competição que  nos transporta aos tempos românticos do futebol de botão. As incrições estão abertas, sendo encerradas no dia 05 de fevereiro, ocasião onde se disputará o Torneio do Ranking, abrindo oficialmente a temporada 2011. Quem tem seus times de chifronésio, que venham e participem desta grande festa, a festa do autêntico futebol de botão!!

Abraços,

Hugo Alexandre - CHELSEA FCampeoníssimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... deixe seu recado, sua impressão, sua opinião. O Chelsea de Botão agradece sua visita!